Base bíblica para iniquidade - parte 2 -

 

Escrito sob o livro Iniquidade da Ana Mendez Ferell 

 

"Porque eu, o Senhor, o teu Deus, sou Deus zeloso, que castigo os filhos pelos pecados de seus pais até a terceira e quarta geração daqueles que me desprezam."


- Êxodo 20:5b


 "Não foi para os ímpios que Deus disse isso, mas a Seu povo. E diz que o pecado não é castigado, mas sim a iniquidade.

 O pecado é fruto da iniquidade, uma parte superficial e visível de algo profundamente arraigado no ser humano. O pecado pode ser descrito como os galhos, o exterior de uma grande árvore que cresce e fica cada vez mais robusta ao longo das gerações. A iniquidade, nessa ilustração, é a raiz onde devemos lançar o machado."


 Deus estabelece diferença entre iniquidade e pecado


 "Como disse antes, o fruto não é igual. A origem é diferente do que acaba se tornando visível. Jesus não só veio derrotar o pecado em nossa vida, mas também destruir todas as obras do Diabo."


 Deus é especifico no trato do mal, nós também devemos.


 "Orações genéricas são ouvidas por Deus, e perdoadas, mas as bases legais em operação não mudam."

 

 Deus quer que sondemos nosso coração e tenhamos compreensão da maldade e de suas consequências nas mesmas dimensões que Ele tem e não quer que o Diabo tenha o menor direito legal de nos atacar.


 Isaías 53:4a-5, 10-11 "... Mas ele foi transpassado por causa das nossas transgressões foi esmagado por causa de nossas iniquidades.

 Levítico 16:21 "Distinção entre pecado e iniquidade."


 Deus está especificamente purificando Seu povo por meio da revelação detalhada das três formas de corrupção da condição humana.


 Tipos de Iniquidade


 Iniquidade voluntária - Trata-se da prática do mal de forma voluntária, com todo conhecimento de causa e desejo de pratica-lo (Ex: pecado de estimação).


 Iniquidade consciente - Trata-se da maldade consciente que está em operação, produzindo uma luta interna que leva a cair em pecado ou a pratica-lo. É a raiz dos pecados que cometemos em algum momento da vida e que ainda nos tentam (Ex: grosseria, orgulho, avareza, reclamação, fofoca, etc.).

 Há ocasiões em que o crente busca seguir a Deus de todo o coração, mas há um incômodo do qual está consciente e não sabe como lutar contra ele. No melhor dos casos, consegue suprimi-lo, mas sabe que pode ser um problema no futuro (Ex: pecados que não conseguimos nos livrar e ficamos presos, vícios).


 Iniquidade inconsciente - Há iniquidade que vem de nossas gerações passadas e que está latente dentro de nossa herança espiritual, mas não é fácil de ser detectado. Esse tipo de iniquidade é uma bomba-relógio que mais cedo ou mais tarde pode causar uma queda repentina ou algum tipo de calamidade. Por isso vemos servos de Deus que começaram seus ministérios com grande amor pelo Senhor e de repente se envolveram com pecados indescritíveis.

 A iniquidade consciente pode ser a causa de muitos problemas, enfermidades ou males que vêm sobre a vida de uma pessoa, atribuídos - em muitos casos - a ataques do Diabo ou a causas inexplicáveis.

 Para detecta-la é importante analisar a possível existência de pecados e situações nas quais nossos antepassados estiveram envolvidos. Também é recomendável prestar atenção aos sonhos e ver de que forma a cultura na qual fomos criados está arraigada em nossa vida.


 Iniquidade: Parte do espírito do homem


 O homem é composto de espírito, alma e corpo


 Para o entendimento ou cura é necessário conhecer as 3 áreas e trabalhar em ambos.


 Podemos comparar nosso corpo ao templo construído por Moisés: O corpo equivale aos átrios do templo, a alma com o santo lugar e o espírito com o santíssimo lugar.




  •  Não leia (o livro) por conta própria sem a recomendação (explicita) do Espírito Santo.

 20/10/2020


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente com o Coração.

Pastora Mowana Débora

  Devocional para a mulher  "Você não precisa entender os processos, você precisa se render a eles."  Entendendo o propósito por t...