Jornada Bíblica (ilustrada) - Volume 1

  Página 26 Deus queria que Caim visse seu erro e o reparasse, mas Caim endureceu seu coração e se encheu de orgulho e inveja.

 Página 27 Deus conversou com Caim, perguntou a ele o que o chateava, porque seu rosto havia mudado e disse o que ele (Caim) devia fazer (Deus se preocupa com tudo, tudo o importa e ele sempre diz o que fazer).

 Página 27 Deus o alerta sobre o preço de fazer maldades e diz para não se deixar dominar, mas Caim ignora Deus.

 Quantas vezes fazemos isso com Ele?

 Página 28 Caim enganou Abel, o matou e se arrependeu.

 Após o pecado só resta o vazio e o arrependimento, então para preencher um e evitar o outro, pecamos de novo.

 Página 29 Deus deu a Caim uma chance de confessar o que fez, mas ele mentiu e foi grosseiro.

 Página 29 Caim percebeu que Deus sabe tudo.

 Página 29 Caim foi marcado (amaldiçoado) pelo que fez.

 Sua marca é uma maldição, pois sangue chama por sangue (pecado chama por pecado). Por isso ele foi assassinado, pois a divida de vida só pode ser paga com vida.

 Página 30 Após Deus dizer o castigo pelo erro dele, Caim se arrepende. Ele diz que a carga é mais do que ele pode suportar - Pois assim é o peso de nossas cargas, mas Ele as carrega por nos se entregarmos. O castigo de Caim foi o mesmo dos pais. (por mentir para Deus, por matar e enganar Abel) Ser expulso de seu lar e da presença de Deus.

 Eva desobedeceu (a ordem), se rebelou (contra o que Deus ordenou), cobiçou (não apenas a fruta, mas ser como Deus), tentou ser algo que já era (imagem/semelhança de Deus), acreditou que Deus mentiu para eles, tomou a palavra de uma cobra como verdade sem questionar com base no que sabia (pois ela também havia sido avisada), não confiou em Deus (duvidou na primeira vez que foi posta a prova), comendo a fruta ela matou a si mesma (acabou com sua ligação espiritual com Deus, a intimidade, a proximidade, a paternidade, a única família que tinha, a inocência e ligou seu corpo espiritual onde a lei (certo e errado) esta gravada e essa lei a matou) e então agiu com Adão da mesma forma que a cobra agiu com ela. Assim Adão cometeu os mesmos erros (com a diferença de que ele conhecia Deus a mais tempo, tinha mais intimidade e mais responsabilidade, pois era o mais velho e Eva a mais nova. Então se pesou para ela, para ele foi muito mais) Somado a isso vieram muitas coisas como o medo (o espírito de medo) que os afastou de Deus usando a vergonha, a mentira que os fez tentar se cobrir e tentar ocultar de Deus não apenas seus corpos, mas seus erros. A morte (que começou a reger no mundo para cobrar vidas para pagar os pecados), a dor (física, emocional e espiritual), o desejo (todos os tipos), a terra se tornou maldita (pois antes ela era viva e pura) e marcada pela iniquidade (que virou raízes dentro deles e passou para os filhos na forma de prisões que seduziram eles para o erro, Abel conseguiu evitar de certa forma, mas Caim não, porém a iniquidade os atraiu para algo pior. Onde os pais causaram morte espiritual, Caim (por ser o mais velho o peso sobre ele é maior) causou morte física). 

 Página 30 Caim tem medo de ser morto por qualquer um, então pede a Deus que cuide dele. Em resposta Deus diz que quem o matar perderá 7 dos seus - Pois o pecado quando passa para a descendência se torna ainda pior, então o pecado será muito pior na descendência de quem matar Caim do que no próprio assassino inicial dele (Deus não se alegra com a morte).

 Deus já sabia que Caim seria morto.

Página 30 O que é o sinal? (até o dia 23/09/2020 o Espírito Santo ainda não tinha me dito qual é a marca, eu apenas imaginava ser algo espiritual e não físico (cor da pele) como dizem, pois Deus ao meu ver não castigaria tantos pelo erro de um, mas esse foi outro erro meu, pois os pecados dos pais pesam nos filhos até terceira e quarta geração, é bíblico).

 Página 31 "Caim afastou-se da presença de Deus"

 A pior coisa que pode nos acontecer. 

Jesus carregou tudo (dores, doenças, maldições, cativeiros, transgressões, torturas, abusos, humilhações, zombarias, desdém, descrença e o que mais impusemos a ele), mas a única coisa que o fez abrir a boca foi a dor de não sentir mais Deus, não o ver mais, não ouvir mais o sussurrar suave do Espírito Santo. Pois no fim essa dor é a que realmente destroça alguém como ele que está sempre acostumado a comunhão e ao mundo espiritual.

 Página 31 Caim não desistiu. Ele trabalhou duro.

 Página 32 Ele casou, teve seu filho Enoque, prosperou e fundou uma cidade com o nome do seu filho Enoque.

 Página 33 A descendência de Caim teve pessoas importantes.

 Página 34 Um filho não fica em lugar de outros. E jamais devemos tentar fazer isso, é um peso que eles não merecem carregar, nenhum beneficio vem dessa escolha tola.

 Página 36 A maldade humana deixou Deus triste, ele se arrependeu de ter criado o homem.

 Ele tem sentimentos e o magoamos e iramos com frequência, pois insistimos no erro, na morte e em renunciar seu amor que é tudo o que precisamos.

 Página 36 Noé não apenas era diferente, justo e temente a Deus, mas também intercedia pelas pessoas más.

 Página 36 Na primeira vez que Deus o chamou, Noé respondeu/reconheceu.

 Ele sabia a Quem adorava.

 Página  37 Deus disse seus planos a Noé e também o que queria dele.

 Página 38 Deus queria destruir toda criatura com fôlego de vida abaixo do céu.

 Página 38 Noé não guardou para si o que Deus disse a ele, mas disse a família (e depois para outros).

 Página 39 Deus falou com Noé de noite no dia seguinte ele foi fazer.

 Página 39 As outras pessoas não entendiam, então julgavam, zombavam e humilhavam eles.

 Página 40 Nunca haviam visto chuva antes do dilúvio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente com o Coração.

Pastora Mowana Débora

  Devocional para a mulher  "Você não precisa entender os processos, você precisa se render a eles."  Entendendo o propósito por t...