Separados por Deus


 Mas vos sois a geração eleita, o sacerdócio real, a nação santa, o povo adquirido, para que anuncieis as virtudes daquele que vos chamou das trevas para a sua maravilhosa luz;



 Geração eleita = geração escolhida
 Sacerdócio real = sacerdotes reais
 Nação santa = povo santo
 Povo adquirido = comprado por Jesus


 Hoje (30/11/2020) compreendo que desde o inicio fomos escolhidos, chamados para isso e muito mais.


 Separados por Deus


 Em Êxodo 11:4-7 Deus diz para Moisés anunciar a Faraó que ele passará por todo o Egito perto da meia noite e matará o filho mais velho de cada família, independente da classe social ou se é humano ou não, mas entre os israelitas nada acontecerá, para mostrar que Deus faz diferença entre eles - como Ele diz no fim do versículo 7.

 Êxodo 12:7 e 12-13 Deus diz a eles como a distinção deve ser feita através do sangue. Como para nós a distinção é o sangue de Cristo que nos cobre, fazendo assim com que a morte salte sobre a gente. 

 Êxodo 12:21-28 Moisés novamente diz ao povo como a distinção deve ser feita usando o sangue que foi a marca da aliança entre Deus e o povo israelita, pois o sangue é aliança como mostra Marcos 14:24, Mateus 26:28 em referência a nova aliança feita com o sangue de Jesus no altar que foi a cruz. Êxodo 24:8 e Hebreus 9:18 que falam da antiga aliança feita com sangue animal após a entrega dos mandamentos ao povo.

 Nos versículos 24 e 25 Moisés diz que eles (os israelitas que estavam lá e os descendentes (das próximas gerações) deviam obedecer essa ordem de distinção para sempre, mesmo após alcançar o propósito de Deus para eles que é a terra prometida (Canaã).

 Versículos 26 e 27 é dito ao povo que quando os filhos perguntarem o que é essa cerimônia eles devem dizer que "É o sacrifício da Páscoa em honra do Senhor Deus, pois no Egito ele passou pelas casas dos israelitas e não parou. O Senhor matou os egípcios, mas não matou as nossas famílias".

 Seguindo assim o Provérbio 22:28 sobre não alterar limites dados pelos antepassados. Salmos 78:3-7 também diz o mesmo.

 O fim do versículo 27 mostra os israelitas se ajoelhando e adorando a Deus por poupar eles da morte e do sofrimento, os separando para Ele. Depois eles foram fazer tudo que havia sido ordenado.

 Mostrando nosso posicionamento após ouvir Deus:
  1. Escutar tudo.
  2. Agradecer a Deus.
  3. Fazer tudo o que foi ordenado.
 Quando Deus fez essa separação não foi somente para salvar os primogênitos como o povo pensou, mas para os usar como levitas estritamente para os serviços de Deus dirigidos por Arão e seus filhos. Assim eles foram ofertados a Arão e seus filhos para o serviço relatado em Números 8:19.

 Números 18:12-13 Deus da aos escolhidos o que de melhor é dado a Ele. Assim é deles e de seus familiares - desde que estejam puros - o melhor que Deus os quer dar.



 (Escrito em 24/08/2020)


 O que de melhor damos a Ele, é realmente o melhor que podemos confiar receber dEle e nos alegrar? Ou nosso melhor é o melhor que damos, mas não aceitamos receber por não ser bom o bastante? Damos um bolo queimado e mofado - ainda na embalagem - e esperamos receber bolos feitos por confeiteiros famosos por nunca errarem a mão?

 Dar algo que sabemos não ser de qualidade é aceito por Deus quando Ele vê em nosso coração que é nosso melhor - como quando estamos aprendendo a cozinhar e queremos que todos provem nosso melhor, mesmo que seja um simples ovo frito. Porém quando Ele vê em nosso coração que estamos fazendo apenas por fazer - obrigação - e que para nos ou outros fazemos melhor, isso não o alegra. Pelo contrário, o entristece.

 Como nosso pai, nosso melhor devia ser para Ele, não ?

 Então para quem tem sido entregue?


 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente com o Coração.

Pastora Mowana Débora

  Devocional para a mulher  "Você não precisa entender os processos, você precisa se render a eles."  Entendendo o propósito por t...